...provocar alergias alimentares; provocar envelhecimento
prematuro; provocar apendicite; piorar a visão; contribuir para o eczema em
crianças; deixar os tendões mais frágeis; provocar dores de cabeça e enxaquecas;
provocar a morte celular; provocar males das gengivas; aumentar a retenção de
fluidos no organismo; reduzir o nível de hormônio do crescimento...
E mais: perda lenta e constante de cálcio e magnésio,
abrindo as portas para cáries, infecções e doenças como osteoporose e câncer,
retenção de sais de cálcio, causando endurecimento das artérias
(arteriosclerose). O organismo rouba cálcio dos ossos para neutralizar a
acidificação do sangue provocada pela ingestão abusiva de açúcar, causando
desequilíbrio imunológico, perturbações no metabolismo, causando obesidade,
depressão, hipoglicemia e diabetes; tendência à preguiça e cálculos biliares. Ufa.Por que estou falando disso?
Quando ainda estava pela primeira vez grávida decidi mudar meus hábitos alimentares e assim dar a oportunidade para que minha filha tivesse uma vida o mais saudável possível. Ela não comeu nenhum tipo de doce até os 2 anos. Depois disso só açúcar mascavo quando necessário. Refrigerante até hoje não toma. Minha segunda filha, consegui manter no mesmo caminho já meu terceiro parece que nasceu chupando bala.
Fui muito criticada por alguns e imitada por outros. Com o tempo fui perdendo a determinação e afrouxei um pouco as rédeas e quando vi minhas crianças comiam pelo menos um doce TODOS os dias. Fiquei apavorada ao reparar as consequências. O Isaac não queria mais saber de NADA saudável. Almoçar se tornou uma batalha a cada dia e ele só comia se tivesse direito a sobremesa.
Aproveitei a virada do ano pra estipular novas regras. Agora doce só pode fins de semana em quantidade pré-determinada e as exceções eu avalio. Nunca podem comer sem me pedir permissão.
Você acha que estou pegando pesado?
Como posso enfrentar as prateleiras de supermercado? Essa luta é desleal. A mídia massacra nossas crianças, coleguinhas de pais menos informados ou descuidados lutam contra a saúde de meus filhos. Enquanto não acho um modo mais leve de lidar com isso eles são proibidos de tomar decisões sozinhas quanto aos doces.
Um dia a professora da Emanuele me ligou perguntando se eu deixava minha filha comer um bombom que ganhou em uma gincana escolar já que ao ser-lhe oferecido ela disse que não era dia de comer doces. A professora ficou com dó e resolveu me ligar.
Depois disso correu dois tipos de comentários: que menina obediente e consciente; e outro, que mãe maldosa.
Podem dizer o que for, minha consciência está tranquila, pois tenho certeza que isso é um mal do nosso século e que eu tenho o poder e a obrigação de lutar contra na vida de meus filhos.
E pra encerrar esse assunto queria que refletíssemos no que acredito serem os piores males do açúcar par a saúde física, mental, emocional e espiritual nossas crianças.
“O açúcar pode reduzir a capacidade de aprendizado, afetar negativamente as notas das crianças e provocar transtornos de aprendizagem.
O açúcar pode provocar o aumento das ondas cerebrais delta, alfa e teta e assim alterar a capacidade de pensar com clareza.
O açúcar pode piorar os sintomas de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).” (http://www.enirvana.com.br/blog/os-males-do-excesso-de-acucar-no-organismo/)
Sei que lutar por fazer a coisa certa não é fácil, principalmente quando isso nos faz andar na contra mão da multidão, mas não desanime. Tem alguém que é mais forte que nós e que nos toma pela mão se assim permitirmos. Se tivermos nosso cérebro embotado de doce, não poderemos escolher pelo que é certo.
“A formação do caráter é obra de toda a existência, e fica para a eternidade. Pudessem todos compreender isso, despertando para o fato de que estamos individualmente decidindo nosso próprio destino e de nossos filhos para a vida eterna ou a eterna ruína, que mudança se operaria!” CPPE Ellen G White
Parabéns pela sua educação!!!
ResponderExcluirVc é exemplo pra mim!!!!
Obrigada, vc está no caminho. Nosso guia é a bíblia.
ResponderExcluirGostei da proposta do blog... Vou acompanhar!
ResponderExcluir